MANAUS – O advogado Alberto Toron ingressou no domingo (22), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com um Habeas Corpus para tentar colocar em liberdade Alejandro Valeiko, enteado do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). O jovem é um dos indiciados pelo assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues, ocorrido no dia 29 de setembro.
O famoso advogado criminalista de São Paulo foi contratado pela família de Alejandro na semana passada. É conhecido nacionalmente por defender figurões envolvidos na Lava Jato. Segundo matéria da revista Época publicada em outubro deste ano, a fama e a habilidade em conseguir Habeas Corpus em grandes casos lhe renderam um apelido no meio jurídico: “Rei dos Habeas Corpus”.
Segundo a Época, como um dos advogados mais procurados e mais caros que atuam na Lava Jato, para entrar em casos importantes, Toron cobra valores na casa dos milhões de reais. Leia a matéria aqui.
Filho da primeira-dama Elisabeth Valeiko, Alejandro está preso em um Centro de Detenção Provisória em Manaus. Para a defesa dele, não há razão para o cliente continuar preso. Segundo os advogados, ele colabora com as investigações desde o início. Eles também discordam do indiciamento do enteado do prefeito, que foi indiciado por homicídio, por omissão.