Da Redação |
O governador Wilson Lima (PT) aparece com 34% das intenções de voto na corrida eleitoral contra o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) que tem 29%, segundo pesquisa Instituto Real Time Big Data nesta segunda (12).
No levantamento anterior do instituto, divulgado em abril, Amazonino liderava com 32%. Ou seja, oscilou 3 pontos percentuais para baixo. Enquanto Wilson tinha 19% (ou seja, cresceu 16%). Agora, a diferença entre os dois é de 5%, com vantagem para o atual mandatário.
A pesquisa do Real Time Big Data informa que considera a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado com o número AM-04749/2022.
Considerando essa margem de erro de três pontos percentuais, é impossível dizer qual dos dois passará para o segundo turno na frente.
Segundo turno
A pesquisa também mostra que, no eventual segundo turno entre os dois, Wilson e Amazonino estariam em um empate técnico, ambos com 42%.
Veja abaixo o desempenho de todos os candidatos no cenário estimulado:
A pesquisa foi encomendada pela TV Record.
Capital x Interior
A pesquisa mediu também o desempenho dos candidatos na capital e no interior.
Segundo a consulta, Amazonino tem hoje a preferência do eleitor de Manaus, com 33% das intenções de voto. Contra 28% de Wilson.
A vantagem do governador sobre Amazonino está no interior, segundo o Instituto Real Time Big.
Na região Sul do Amazonas (municípios de Boca do Acre, Borba, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Tapauá), por exemplo, Wilson chega a abrir 31 pontos sobre Amazonino (49% a 18%).