MANAUS – O deputado federal Marcelo Ramos (PL) sugeriu que os filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sejam colocados em “isolamento compulsório”.
Ao citar indiretamente a crise diplomática aberta pelo deputado Eduardo Bolsonaro (sem partido) contra a China por teorias da conspiração envolvendo o novo coronavírus, Ramos escreveu no Twitter, nesta quarta-feira (18), que se tal medida não for tomada há risco dos filhos do presidente “seguirem espalhando o vírus da imaturidade e da irresponsabilidade e prejudicando o país”.
O parlamentar amazonense sugeriu ainda que, para isolar os Bolsonaro, seja usada a portaria conjunta dos ministérios da Justiça e Saúde que prevê prisão para quem desafiar as estratégia de combate à pandemia de Covid-19.
Entenda o caso
Mais cedo, Eduardo afirmou na rede social que a China “preferiu esconder algo grave” sobre o novo coronavírus, fazendo uma analogiacom o vazamento da usina nuclear soviética de Chernobyl na década de 1980.
“A culpa é da China e liberdade seria a solução”, sentenciou.
Ao culpar China, Eduardo faz referência ao foto de que os primeiros casos do novo coronavírus foram registrados na cidade chinesa de Wuhan. Nos últimos meses, os casos se espalharam pelo mundo a ponto de a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar pandemia.
Em resposta a Eduardo, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, repudiou a publicação do deputado e exigiu pedido de desculpas.
A Embaixada da China no Brasil publicou no Twitter que Eduardo “contraiu um vírus mental” ao voltar de Miami (EUA), que o deputado é uma pessoa “sem visão internacional, nem senso comum” e o aconselhou a não ser o porta-voz dos EUA no Brasil, “sob a pena de tropeçar feio.