MANAUS – O senador Omar Aziz (PSB-AM) defendeu que o Amazonas esteja representado na comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai apurar a conduta do governo federal na pandemia da Covid-19. O político disse que pretende participar da Comissão.
“Por isso, é importante também que o Amazonas esteja representado nesta Comissão. Vou verificar quantas vagas o meu partido terá, porque quero, inclusive, participar da Comissão”, disse Omar.
A instalação da CPI da Covid-19 foi determinada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, atendendo a um pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).
O requerimento da CPI, lembra Omar, tem o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados” nos primeiros meses de 2021.
“Sou a favor que se investigue. Tanto que assinei o pedido para a criação da CPI”, declarou o parlamentar.
O mandado de segurança apresentado por Vieira e Kajuru apelou para o chamado “direito da minoria”, a avaliação de que a minoria no Congresso Nacional pode requerer CPIs desde que reúna um terço das assinaturas de uma das casas e atenda aos requisitos de fato pré-determinado, prazo e custo previsto.
Como a proposta de CPI, elaborada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), alcançou 32 assinaturas, mais do que as 27 necessárias, os senadores pediram e o ministro Barroso concordou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é obrigado a instalar a comissão. Pacheco discorda.