MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou nesta terça-feira, 24, que quem está pensando em política hoje, em referência a uma antecipação da eleição de 2024, está “vagabundando”. A declaração do político ocorre um dia após o presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), Roberto Cidade (União Brasil), utilizar a solenidade de inauguração do Rapidão Rodoanel Metropolitano, para criticar a gestão de Almeida.
“Só vou pensar em política depois do Carnaval, porque eu tenho muito a fazer pela cidade. E quem estiver pensando em política não está trabalhando. Vá trabalhar pelo povo. Eu vou trabalhar pelo povo, porque é isso que o povo quer de mim. Política é ano que vem, quem está pensando em política está vagabundando. Essa é a palavra”, disse David.
A declaração foi dada durante discurso de entrega, nesta terça-feira, 24/10, dos 10 quilômetros do Ramal Água Branca, localizado na AM-010, zona rural de Manaus.
No noite de segunda-feira, 23, Roberto Cidade disse: “As coisas acontecem no Estado e na cidade, porque a Assembleia está do seu lado (governador Wilson Lima). Essa cidade merece amor, respeito e ter o carinho de todos os homens públicos. Não é pintar a calçada da Ponta Negra de vermelho que vai resolver. São as obras como essa (Rapidão), que vão resolver”, disse Cidade em referência a decisão da Prefeitura de Manaus de pintar de vermelho pedras portuguesas do calçadão da Ponta Negra a pretexto de sinalizar a passagem de uma ciclovia no local.
A fala de Cidade foi acompanhada por um dos principais braços da gestão de David Almeida, o secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, que representou o chefe do Executivo Municipal no evento.
Pesquisas
Pesquisa do Instituto Projeta divulgada no dia 16 deste mês em Manaus aponta que se a eleição para prefeito de Manaus fosse agora David Almeida seria o candidato mais lembrado pelo eleitorado. O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) seria o segundo mais votado.
De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado, David tem hoje 37,22% das intenções de voto. Enquanto Amom tem 29,42%.
A diferença entre os dois nomes é maior no cenário espontâneo (quanto os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor). David tem 22,45%. Amom tem 2,82%.
Roberto Cidade aparece em sexto, com 0,16% das intenções de voto.