MANAUS – Quatro dos 7 presos na operação Sangria, no último dia 30 de junho, deixarão o sistema prisional do Amazonas na tarde deste sábado (4).
A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em nota.
São eles: a ex-gerente de compras da Susam, Alcineide Figueiredo Pinheiro; a empresária Luciane Zuffo Vargas de Andrade, da empresa Sonoar; o ex-secretário executivo da Susam, João Paulo Marques dos Santos; e o sócio da empresa FJAP, Fábio José Antunes Passos.
Segundo a Seap, os quatro tiveram a prisão temporária convertida em domiciliar.
Seguem presos, mas com previsão de serem colocados em liberdade à meia-noite também deste sábado, quando encerra o tempo da prisão temporária: a secretária de Estado da Saúde (Susam), Simone Papaiz; o ex-secretário adjunto da Susam, Perseverando da Trindade Garcia Filho; e o empresário Cristiano da Silva Cordeiro, da empresa Big Amigão.
Operação
A operação Sangria foi conduzida pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF).
A investigação apura a legalidade da compra de 28 ventiladores mecânicos pelo Governo do Amazonas para o tratamento de pacientes com Covid-19.
O MPF aponta indícios de direcionamento na compra de R$ 2,9 milhões. E também indica que houve superfaturamento.
Todos foram presos temporariamente, no dia 30 de junho.
A prisão temporária era pelo período de 5 dias.
NOTA
Em atendimento à decisão judicial, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que quatro das sete pessoas detidas na operação Sangria tiveram conversão da prisão temporária para domiciliar pelo prazo de cinco dias.
São elas: Fábio José Antunes Passos, João Paulo Marques dos Santos, Alcineide Figueiredo Pinheiro e Luciane Zuffo Vargas de Andrade, que serão liberados no final da tarde deste sábado (04/07).
Outras três pessoas serão colocadas em liberdade com o fim do prazo da prisão temporária. São elas: Perseverando da Trindade Garcia Filho, Cristiano da Silva Cordeiro e Simone Araujo de Oliveira Papaiz, que serão liberados após a meia-noite.