MANAUS – O governo do Amazonas informou na noite desta terça-feira (28) que a população de alguns municípios está reclamando da qualidade dos serviços de recuperação do sistema viário contratados pelo estado.
Segundo o governo, a informação foi repassada por fiscais da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e que isso teria motivado o governador e candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT) a iniciar uma série de viagens aos municípios a partir da semana que vem.
“O governador Amazonino Mendes irá vistoriar obras executadas pelo Governo para recuperação do sistema viário dos municípios do interior do Estado. A decisão foi tomada após receber informações, de equipe de fiscais da Seinfra, sobre queixas da população quanto à qualidade dos serviços em algumas cidades”, informou o governo.
De acordo com a nota do governo, a Seinfra intensificou a fiscalização das obras nos municípios. E que a ordem é cobrar das empresas vencedoras das licitações a melhor qualidade no serviço prestado, sob pena de terem que refazê-lo.
O governo informou que entre investimentos diretos e convênios com as prefeituras, os serviços no interior chegarão ao custo de R$ 440 milhões.
Segundo o secretário da Seinfra, Oswaldo Said, desde o início de agosto, 23 municípios já receberam a visita de fiscais de obras da Seinfra. Em algumas das cidades, como Eirunepé e Maués, os engenheiros fizeram recomendações quanto à necessidade de melhorar a qualidade do asfalto usado no recapeamento das ruas das sedes dos municípios.
“A preocupação que a gente tem é que são obras demais. Nunca vimos tantas obras no Estado, em todos os municípios praticamente. A gente quer saber o andamento, a qualidade dessas obras”, declarou Amazonino por meio da assessoria do governo.
O governo informa que trabalha atualmente com obras de recuperação do sistema viário em 36 municípios, 10 estão em mobilização (ou seja, as obras já estão preparadas para começar) e mais 10 em processo de contratação das empresas responsáveis pelos serviços.