MANAUS – A reunião virtual desta quarta-feira (27) para a definição do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Manaus terminou em confusão, no início desta noite. O deputado Sinésio Campos, presidente estadual da sigla, foi escolhido por 25 dos 46 membros do Diretório Municipal com poder de voto. Outros dois votaram no deputado José Ricardo e houve 19 abstenções.
O presidente municipal do partido, Valdemir Santana, chancelou o resultado, que saiu no segundo turno da votação.
No primeiro José Ricardo ganhou por um voto. Ele fez 21 contra 20 de Sinésio e cinco do vereador Sassá da Construção Civil. No segundo turno, Sassá, que há meses vinha sinalizando apoio a José Ricardo, acabou declarando apoio a Sinésio.
“Quando o Sassá declarou voto no Sinésio, o pessoal do Zé saiu da plenária e o Sinésio acabou ganhando. O resultado é válido. O pré-candidato do PT à prefeitura é o companheiro Sinésio”, disse Waldemir ao ESTADO POLÍTICO.
Sinésio disse que o processo foi democrático e conclamou José Ricardo para que se engaje na sua candidatura, lembrando que em 2016 participou da campanha do correligionário. “Zé, vista a camisa, agora é Sinésio 13, Sinésio é o candidato a prefeito de Manaus e com o seu apoio, com a sua liderança, com seu grupo político”, disse.
José Ricardo não reconheceu o resultado e informou que vai recorrer à Executiva Nacional do partido.
Em nota, o deputado federal ressaltou que, como nenhum candidato teve mais de 50% dos votos no primeiro turno, está previsto no estatuto a realização de um segundo turno. A votação realizada sem a presença de 19 delegados partidários não é considerada por ele como válida, que apontou uma série de irregularidades no andamento da votação.
“A decisão que deveria acontecer em segundo turno transformou-se em uma grande confusão, pois não foi permitido a checagem de votos, dar esclarecimentos quanto ao funcionamento do segundo turno e apresentação de documentos. Atitude que geraram a retirada de uma grande parte dos diretorianos que queriam cumprir o estatuto e que agora vão enviar o processo de escolha para Executiva Nacional, questionando a decisão”, ressaltou José Ricardo na nota.
“É um direito dele recorrer, mas o resultado que temos é esse”, declarou Valdemir Santana, que afirmou que tudo ocorreu dentro da legalidade.
Sinésio disse esperar o apoio e respaldo político-partidário dos militares para seguirem em unidade na campanha eleitoral. “Campanha que representa o resgate das ações do PT em Manaus e no Estado. Por isso ressalto a forma democrática de escolha do partido, em que prevalece o bom senso e a decisão da maioria dos membros. Agora é hora de unidade partidária e união para que possamos estar fortalecidos na campanha não só para prefeitura, mas para eleger uma boa base de vereadores”, disse.
“Eu quero contar e preciso do apoio do Zé Ricardo. Que o companheiro, da mesma forma que eu fiz campanha para ele em 2016… deputado Zé, você é fundamental na nossa candidatura a prefeito, para eleger vereadores que têm relação com você, para gente construir a unidade partidária. Unidade partidária se constrói de forma coletiva. Eu me dispus e vim preparado para qualquer resultado e o resultado não seria em nenhum momento, como nunca, foi obstáculo para que eu pudesse ir para campanha. Então, da mesma forma que em 2016 eu perdi as prévias, agora eu ganhei. Às vezes a gente ganha as vezes a gente perde”, declarou Sinésio.
+Comentadas 3