MANAUS – O Partido dos Trabalhadores (PT) terá candidatura própria à Prefeitura de Manaus. A decisão foi tomada na manhã deste sábado (29) em reunião do Diretório Municipal do partido.
Os interessados terão até o dia 20 de março para inscrever suas chapas e, havendo mais de uma chapa inscrita, as prévias ocorrerão no dia 4 de abril.
Nenhuma chapa foi inscrita ainda, mas já declararam interesse em disputar a chefia do Executivo Municipal o deputado federal José Ricardo Wendling, o deputado estadual Sinésio Campos e o vereador Sassá da Construção Civil.
A reunião durou pouco mais de duas horas, encerrando por volta das 11h30. Tudo ocorreu em clima de tranquilidade, nas palavras do secretário municipal de políticas agrárias do partido, Elton Aleme.
“[Ocorreu] em clima de tranquilidade diante do processo e com um sentimento de que os dirigentes estão todos preocupados em garantir uma boa chapa de vereadores e vereadoras, bem como viabilizar que o PT chegue à Prefeitura de Manaus”, disse.
Parlamento
Na reunião, os 46 membros do diretório também definiram que o partido lançará uma chapa completa para a disputa pela Câmara Municipal, com 62 candidatos a vereador. A data final para inscrição dos interessados é dia 27 de março. A intenção para o Legislativo é superar os limites mínimos definidos pela legislação eleitoral quanto ao gênero (30% no mínimo de mulheres ou homens) e lançar 50% de candidaturas femininas e 50% de masculinas.
“Faremos seminários, oficinas, cursos e treinamentos para os pré-candidatos e pré-candidatas”, explicou Elton Aleme.
Alianças
Definições sobre possíveis alianças não foram tratadas no encontro do diretório.
O que há até agora, explicou Aleme, é uma resolução nacional do PT que orienta o partido a manter o diálogo prioritariamente com os seguintes partidos: PSB, PCdoB, PDT, Psol. A resolução também proíbe alianças com os partidos de ultra direita, especificamente os de apoio ao Bolsonaro, além de vetar alianças com PSDB e DEM.
+Comentadas 4