MANAUS – Ambos com pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido dos Trabalhadores (PT) firmaram uma aliança eleitoral na tarde desta terça-feira (28). A costura vinha sendo articulada nacionalmente.
O encontro reuniu dirigentes municipais das duas agremiações e os respectivos pré-candidatos a prefeito.
Com o fim das coligações proporcionais, cada partido sairá sozinho na busca por cadeiras na Câmara Municipal (CMM), mas com um programa em comum, assim como candidato a prefeito.
Embora não afirme que apoiará a candidatura majoritária do deputado federal José Ricardo, o provável é que PSOL deve aderir ao nome do petista como cabeça de chapa.
“Fechamos uma aliança entre PSOL e PT, contudo, a composição da chapa ainda está por ser definida”, declarou ao ESTADO POLÍTICO o presidente municipal da sigla socialista, Jonas Araújo, que é o pré-candidato psolista.
Outros partidos também devem fazer parte da conversa em torno do nome de Zé Ricardo, segundo o parlamentar.
Propostas
Zé afirmou que está atuando na construção de um plano de governo para Manaus “que seja real, ouvindo a população e indo ao encontro das prioridades da população”.
“Além de consolidar uma aliança para eleger vereadores e vereadoras que defendam os interesses do povo”, afirmou ele, por meio da sua assessoria.
Já o PSOL tem se apresentado “como um partido aberto ao debate com o conjunto da esquerda manauara”.
“Estamos em diálogo com o PCB e o PSTU e queremos estender esse diálogo com o PT, PC do B e PSB”, ressaltou Jonas em nota ao site há duas semanas.
“Estamos construindo um projeto socialista e real para Manaus. A maturidade desse projeto político, abrange, de forma natural, as possibilidades de um arco de alianças com partidos de esquerda que estejam realmente dispostos a construir uma alternativa socialista”, destacou.