MANAUS – O ex-prefeito Arthur Neto, na condição de presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), encaminhou à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) um documento comunicando que a sigla decidiu formalizar sua oposição ao governo de Wilson Lima (PSC).
A decisão foi oficializada em reunião da executiva estadual no dia 16 de julho, mas só chegou à ALE-AM nesta quinta-feira (16), por meio de ofício.
Nos bastidores, o movimento foi interpretado como um “ultimato” de Arthur para que a deputada estadual Therezinha Ruiz se “enquadre” à diretriz partidária.
Therezinha é a única representante do PSDB na ALE-AM e, apesar da sigla tucana se posicionar contrária a gestão de Wilson, a deputada exibe um mandado forte alinhamento, tendo, inclusive, espaço cativo nas cerimônias do governo ao lado de Wilson Lima, principalmente nas pautas relacionadas à educação.
O ESTADO POLÍTICO apurou que a deputada informou aos correligionários que não vai ceder a constrangimentos pró-fidelidade ao partido e que manterá a linha de atuação que vem mantendo desde o início do seu mandato. A posição foi reforçada pelo cenário que vem se desenhando dentro da legenda, pelo qual o PSDB privilegiaria as campanhas de Conceição Sampaio e Arthur Bisneto à ALE-AM.
O site entrou em contato com a assessoria da deputada pedindo um posicionamento dela em relação ao tema e atualizará a matéria assim que tiver uma resposta.
Reprodução/Facebook
Contexto
Wilson Lima e Arthur Neto tiveram uma relação turbulenta nos dois primeiros anos da gestão do governador, período em que o tucano era prefeito de Manaus.
Em maio deste ano, já fora da prefeitura e sob o comando da direção estadual do PSDB, Arthur abrigou no ninho tucano o vice-governador Carlos Almeida Filho, rompido com Wilson desde 2020.
“Nunca estivemos alinhados com o desgoverno que aí está, mas em um momento como esse, de mudanças nos rumos da política deste país, é preciso ter um partido coeso e que precisa de todos os seus membros para buscar o melhor para o nosso Estado e para o Brasil”, declarou Arthur na reunião de 16 julho. “ “Sua gestão é uma concentração de corrupção e desmando e não podemos [filiados] estar alinhados com uma coisa assim”, completou.
Carlos Almeida também discursou na videoconferência. “Parabenizo a iniciativa da presidência do PSDB, que toma as rédeas do partido e atua em favor dos interesses do povo amazonense. Fui muito bem acolhido no ninho tucano e estou à disposição”, disse.
Therezinha participou do encontro, mas suas falas não foram registradas no texto encaminhado à imprensa pela assessoria do partido.
Nesta quinta-feira, mesmo dia em que o ofício deu entrada na ALE-AM, o PSDB divulgou uma nota de parabenização a Carlos Almeida e Conceição Sampaio, ambos homenageados com medalhas de Mérito Judiciário/2019.
“O PSDB Amazonas se orgulha de ter em seus quadros personalidades desse quilate, que se empenham pelo bem-estar social e, por seus feitos, obtêm reconhecimento tão merecido”, diz trecho da nota.
Arthur durante a campanha de Therezinha em 2018, pedindo voto para e então vereadora à para a ALE. Foto: divulgação
+Comentadas 1