MANAUS – O programa de televisão do candidato ao governo do Estado pela coligação ‘Eu Voto no Amazonas’, Amazonino Mendes (PDT), deste sábado (13), trouxe a sua candidata a vice, Rebecca Garcia (PP), mostrando, diretamente de Medellin, na Colômbia, como um programa de segurança apresentado pela consultoria de Rudolph Giulianni, contratado pelo governo do Amazonas, ajudou a cidade a deixar de ser a mais violenta do mundo.
O contrato do governo do Estado com Rudolph Giuliani, no valor de R$ 5 milhões, é uma das polêmicas da gestão de Amazonino que serviu de munição para os adversários dele nesta eleição.
Rebecca Garcia mostrou como Medellin é uma cidade pacata e inovadora em projetos sociais para as famílias mais pobres, diretamente da Comuna 13, uma das áreas da cidade colombiana mais violentas, no auge do domínio do maior traficante de drogas da história do país, Pablo Escobar.
Nos anos 90, os habitantes de Medellin vivenciaram um ápice de violência urbana. Muito por conta dos conflitos com o narcotráfico, a média de homicídios chegava a quase 7 mil por ano. Para reverter a situação, além do trabalho da consultoria internacional, junto com o combate armado, chegaram também os educadores. Enquanto a segurança se restaurava nos bairros mais perigosos, o impulso de projetos tecnológicos, pedagógicos e culturais despertava uma mentalidade empreendedora nos pais.
Apenas duas décadas depois, Medellín recebeu, em 2013, o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. O resultado é atribuído a parcerias do governo com empresas e instituições que vêm fomentando a inovação e criando soluções para problemas clássicos da região.