MANAUS – Técnica de enfermagem e ativista indígena, Vanda Ortega, 33 anos, é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Amazonas.
A imunização ocorreu após a apresentação oficial do Plano Estadual de Imunização Covid-19, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. O evento é comandado pelo governador Wilson Lima (PSC).
“Estamos começando hoje o processo de vacinação. E no momento muito simbólico, muito importante, em que nosso povo é severamente atingido, a vacina é nossa esperança de voltar à normalidade”, disse o governador.
Vanda Ortega, conforme o site Amazônia Real, é da etnia Witoto. Segundo perfil disponível no site, seu nome na língua materna é Derequine e significa formiga brava.
“Esse momento representa muito para meu povo Witoto e para os indígenas no Amazonas”, disse Vanda Ortega. “Quero que esse Estado olhe para essa população. Queremos que nesse momento histórico essa vacina chegue para essa população indígena [que reside em Manaus]”, completou a técnica de enfermagem.
A técnica de enfermagem nasceu em Amaturá, na aldeia Colônia, território Witoto, no Amazonas. Formada em Técnica de Enfermagem, é acadêmica de Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Ela reside no primeiro bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos.
Amazonas recebe doses da vacina
O governador esteve pela manhã em Guarulhos (SP), onde recebeu as 256 mil doses da vacina CoronaVac disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Depois, seguiu para um reunião com o presidente Jair Bolsonaro e ministros.
Além das 256 mil doses do governo federal, o Amazonas também recebeu uma doação de 50 mil doses da vacina do Governo de São Paulo. Estas doses são direcionadas especificamente a profissionais da saúde.
+Comentadas 1