MANAUS – A primeira reunião da CPI da Saúde, instaurada pela ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), ocorre nesta segunda-feira, 18, e será realizada em ambiente virtual.
A informação foi divulgada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que é autor do pedido de CPI, e que vai presidir a comissão.
“Será o momento em que detalharemos a metodologia, prazos e reuniões da comissão para que finalmente seja dado início aos trabalhos. Temos muito trabalho pela frente e precisamos estar alinhados quanto à forma técnica de atuação necessária neste momento. Não podemos perder tempo com nada que não seja preservar o dinheiro público e sua correta utilização na saúde pública do nosso Estado”, afirmou.
O deputado Fausto Junior, do PRTB, será o relator. Os demais membros titulares são Saullo Vianna (PTB), Felipe Souza (Patriotas) e Wilker Barreto (Podemos).
A CPI vai apurar possíveis irregularidades na aplicação de verbas na saúde e suas conseqüências de 2011 e 2020. O intervalo temporal abrange os governos de Omar Aziz (PSD), José Melo, David Almeida (Avante), Amazonino Mendes (Podemos) e Wilson Lima.
Inicialmente, Péricles, que deu uma guinada para a oposição no último mês, queria como objeto apenas a gestão de Wilson. Provocado por deputados da base, que condicionaram apoio à investigação à extensão do período objeto da CPI, o deputado bolsonarista complementou o pedido.
A última assinatura das oito necessárias para instalar a CPI foi do deputado Felipe Souza. Também bolsonarista, ele se considera independente.
+Comentadas 3