MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) informou nesta sexta-feira (20) que enviará um pacote de projetos para a ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), na próxima semana, com medidas para fazer frente a uma eventual queda da receita do Estado.
Segundo Wilson, o Amazonas pode ter dificuldade para honrar pagamentos de servidores e para manter serviços básicos se a economia sofrer maiores impactos por conta da pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada durante coletiva online, nesta manhã, quando o governador informou que o Estado fará transmissão de aulas via TV e Internet no período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.
A principal fonte de receita do Amazonas deriva do Polo Industrial de Manaus (PIM). A indústria do mundo inteiro já sofre impactos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
O que disse Wilson:
“Nossa equipe da Sefaz [Secretaria de Fazenda] está trabalhando todos os dias para fazer os levantamentos necessários para entender quanto que a gente vai ter de prejuízo nos próximos dias. Hoje a gente não consegue ter esse número, porque não sabemos qual o comportamento da doença no Brasil e, principalmente, no Amazonas. Tudo vai depender desse fator. Porque à medida que a doença vai avançando, mais atividades econômicas vão sendo suprimidas, ou pelo menos o funcionamento delas. […] Isso impacta na arrecadação de tributos, e aí se torna um desafio cada vez maior ao Governo do Estado para honrar serviços essenciais, como na área de saúde, segurança, educação e, principalmente, o pagamento do servidor público. Mas a gente está muito atento a essa situação. Inclusive na segunda-feira devemos encaminhar um pacote de medidas para a Assembleia Legislativa, para que a gente possa começar a fazer essa contenção, para que a nossa economia, a nossa finança, seja suficiente para garantir o funcionamento de serviços essenciais”.
Foto: Reprodução/Internet
+Comentadas 1