MANAUS – A Prefeitura de Manaus informou que inicia, nesta quarta-feira, 10, mais uma etapa da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, com o atendimento escalonado do grupo prioritário de 60 a 64 anos.
De acordo com a prefeitura, a vacinação será por ordem decrescente de idade, começando pelas pessoas com comorbidades. Segundo o município, os critérios foram definidos conjuntamente pelas secretarias de Saúde do município (Semsa) e do Estado (SES-AM) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
Considerando que Manaus ainda não dispõe de doses para atender 100% da população estimada para este grupo, que é de 67.694 pessoas, a vacinação será feita até o limite de doses disponíveis. Hoje, a capital do Amazonas tem doses suficientes para imunizar 80% desse público alvo, informou a prefeitura.
“Inicialmente contávamos com 35,7% das doses necessárias para essa faixa etária, enviadas pelo Ministério da Saúde em duas remessas recentes, mas, após reunião técnica com a SES-AM e FVS, redirecionamos doses de saldo remanescente dentro do grupo prioritário de idosos, permitindo uma ampliação para aproximadamente 80% dessa população”, informa a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins.
O cronograma definido pela Semsa estabelece que nesta quarta, 10, serão vacinadas, com prioridade, as pessoas de 64 anos, portadoras de comorbidades, e na quinta, 11, a população geral de 64 anos completos. Na sexta-feira, 12, será a vez dos idosos de 63 anos com comorbidades, e no sábado, 13, dos demais da mesma idade.
Dois outros dias, segunda e terça-feira (15 e 16) serão destinados ao atendimento das pessoas de 63 e 64 anos que não puderam comparecer aos postos de vacinação de quarta-feira a sábado e para avaliação dos resultados alcançados. “De acordo com esses resultados e a disponibilidade de doses, a Semsa vai planejar a continuidade da campanha para o grupo prioritário de 60 a 64 anos e, mais especificamente, a vacinação da faixa etária de 60 a 62 anos, obedecendo sempre a ordem decrescente de idade e a priorização dos que têm comorbidades”, informa a secretária interina.
Para saber o horário e o local onde vai se vacinar, o usuário deve consultar o Imuniza Manaus, pelo link imuniza.manaus.am.gov.br. Caso ainda não tenha feito o cadastro, deve acessar o mesmo link e informar dados pessoais, de contato e se é ou não portador de comorbidades.