MANAUS – A Prefeitura de Manaus anunciou que vai construir uma Unidade Básica de Saúde na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona Oeste.
Durante a fase mais aguda da pandemia, em 2020 e em 2021, lideranças indígenas reclamaram dos governos municipal e estadual, reclamando de desassistência em saúde na comunidade.
Na ocasião, a prefeitura chegou a destacar uma UBS móvel para atendimento na região. E também apontou a UBS Lindalva Damasceno, que fica a 4 km do Parque das Tribos, como unidade de referência para atenção primária às famílias indígenas da comunidade.
Ao anunciar a obra, a prefeitura fala que a unidade terá “atendimento diferenciado”.
“Será a primeira UBS com atendimento diferenciado, que irá funcionar na maior comunidade indígena não aldeada do mundo, onde vivem em torno de 40 mil pessoas de cinco etnias. A estrutura, totalmente nova, será de porte IV e a unidade vai garantir atenção à saúde a essas comunidades e à população que vive naquela área da cidade”, informou a prefeitura.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), estará nesta segunda 8 na comunidade, anunciando o início da obra.
Na sexta-feira, 5, ao antecipar a informação de que será construída uma UBS no Parque das Tribos, David disse que a obra seria uma homenagem.
O prefeito informou ainda que a prefeitura também construirá um cemitério indígena em Manaus.
“A terra é deles. Nós entramos na terra dos índios e eles nunca foram valorizados. O cemitério indígena, eu vou entregar. Eu já pedi desculpa pelos 352 anos de ocupação do homem branco na terra sagrada indígena lá no centro. E agora nós vamos construir o cemitério indígena, a UBS indígena”, declarou David.
Improviso
Em fevereiro deste ano, durante a crise de leitos e de oxigênio, os moradores do bairro indígena improvisaram no local uma espécie de enfermaria para atender moradores com suspeita da Covid-19.
O espaço foi chamado de Uapi (Unidade de Apoio Indígena). A iniciativa é liderada pela auxiliar de enfermagem Vanda Ortega, primeira vacinada contra a Covid-19 no Amazonas.