MANAUS – A Prefeitura de Manaus alerta quem ainda não tomou a segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19, que compareça a qualquer um dos postos de vacinação o mais breve possível, para receber o imunizante. Até esta quarta-feira, 14/4, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrava que 5.457 pessoas não haviam concluído o ciclo definido pelo laboratório, cujo intervalo entre doses é de 28 dias. Esse número equivale a 3,7% do total de pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante, que é de 148.827.
O prefeito David Almeida enfatiza a necessidade das duas doses como forma, não só de proteção individual, mas principalmente coletiva. “Os esquemas das vacinas são definidos após estudos clínicos e testes. Se o fabricante indica a necessidade de reforço com uma segunda dose, é porque só uma não vai garantir o resultado almejado e não adianta as pessoas ficarem parcialmente resguardadas. E se uma pessoa não concluir esse ciclo, as outras que convivem com ela também ficam mais vulneráveis”, salienta.
Ele destaca, ainda, que mesmo com as duas doses, os cuidados de proteção individual devem ser mantidos com o uso de máscara, álcool em gel a 70% e distanciamento social.
A orientação do subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, para quem tenha perdido o prazo para tomar a segunda dose é que se dirija a um dos postos de vacinação, levando um documento de identificação com foto e o cartão no qual consta o registro da primeira dose, para poder ser imunizado.
“É importante que as pessoas não deixem que esse prazo se alongue muito. Os dados de eficácia das vacinas são baseados em protocolos. Interrompê-los, coloca em risco o esquema vacinal. É preciso considerar que estamos fazendo o possível para garantir a imunização da população e o quantitativo de vacinas ainda é pequeno”, aponta.
O subsecretário informa ainda que o sistema Imuniza Manaus não faz reagendamento para a segunda dose. “Quando a pessoa perde a data agendada, ela pode ir se vacinar em qualquer um dos postos, a qualquer tempo”, afirma.
Do total de pessoas que já passaram do prazo de 28 dias para receber a segunda dose, 4.196 são trabalhadores de saúde; 1.241 são pessoas de 60 a 63 anos.