MANAUS – A Prefeitura de Manaus instalou duas câmaras frigoríficas no cemitério público Nossa Senhora Aparecida para dar mais agilidade no enterro das pessoas que não têm condições para arcar com as custas do sepultamento, incluindo as vítimas de Covid-19.
O cemitério do bairro Tarumã, Zona Oeste, é único da cidade disponível para população mais vulnerável para fazer enterros de forma gratuita. O número de mortes por Covid-19 e casos suspeitos da doença vem crescendo de forma acentuada.
As câmaras, conforme a prefeitura, estão sendo utilizadas para o armazenamento dos caixões, enquanto os familiares aguardam o momento do enterro, sem a necessidade do veículo do SOS Funeral ficar aguardando a liberação, já podendo retornar à base para novo chamado.
Em parceria com a Nasser Engenharia, a prefeitura disponibilizou também um contêiner escritório para dar suporte a servidores e familiares das vítimas da Covid-19 que forem enterrar seus entes queridos no Tarumã.
A unidade, intermediada pelas secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos Estratégicos (Semppe) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), foi instalada nesta terça-feira, 21.
O contêiner funcionará como um escritório do serviço do SOS Funeral para administração de corpos que chegam para sepultamento no cemitério e contém banheiro e condicionador de ar. A estrutura foi cedida pela empresa à prefeitura por tempo indeterminado e sem custos ao erário público.