MANAUS – Levantamento feito pela Folha de São Paulo junto ao Tesouro Nacional mostra que a Prefeitura de Manaus turbinou seus cofres em 2019 com empréstimos junto a bancos públicos.
Segundo os números, a prefeitura da capital amazonense saiu de R$ 18,5 milhões em empréstimos em 2018 para R$ 130,6 milhões em 2019. Ou seja, a prefeitura emprestou 7 vezes mais que no ano anterior.
De acordo com o jornal, uma das razões para o crescimento de empréstimos de um ano para o outro, principalmente nas capitais, é o equilíbrio fiscal alcançado pelas prefeituras. Com as contas equilibradas, a cidade pode aumentar seu poder de endividamento junto aos bancos.
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), explorou durante todo 2019 o equilíbrio das contas públicas do município.
No final do ano, ele comemorou em suas redes sociais o volume de recursos em caixa oriundos, em boa parte, de empréstimos.
Abaixo, o gráfico da Folha com as capitais que mais emprestaram de banco público em 2019. Manaus foi a sexta que mais turbinou seus cofres com os empréstimos. Os dados de 2019 foram contabilizados até o mês de agosto. Leia a integra da matéria aqui.
Reprodução: Folha de São Paulo