MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) usou as redes sociais nesta sexta-feira, 7, para comunicar a suspensão das festas e blocos de Carnaval em Manaus neste ano.
“(…) determinei a suspensão das festas e blocos de rua de carnaval, inclusive qualquer autorização sanitária para suas realizações”, escreveu David.
O prefeito afirmou que conversou a titular da Semsa, Shádia Fraxe. “(…) juntos dividimos preocupações acerca do cenário da pandemia, que vem avançando não apenas com novos casos, após as festas de fim de ano, mas, também, de uma nova variante, a Ômicron”, disse o prefeito na publicação.
O chefe do Executivo Municipal destacou que já há registro de dupla infeção por Covid e Influenza em Manaus.
“Precisamos compreender que o carnaval de rua não tem controle espacial numa cidade com mais de 2 milhões de habitantes, e não há como limitar numericamente grupos e adeptos de uma festa popular, que em sua última ano de realização teve 110 bandas autorizadas. Somente uma das mais famosas movimenta 100 mil”, avaliou.
Abaixo, a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura de Manaus:
*NOTA OFICIAL*
O prefeito de Manaus, David Almeida, após consulta à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que pautou sua análise no cenário da pandemia e das notificações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), que trazem recomendações técnicas, levando em estrita relevância os alertas técnicos feitos pelo Gabinete de Crise, resolve suspender as festas e blocos de rua de Carnaval, na cidade de Manaus, inclusive qualquer autorização sanitária para suas realizações neste ano de 2022.
A decisão leva em consideração a chegada em Manaus da nova variante Ômicron, da Covid-19, além do registro de dupla infecção por Covid-19 e Influenza na rede de saúde.
Outra razão é que as festas e blocos de rua de Carnaval têm características de movimento coletivo amplo e que não há como restringir a aproximação e o contato físico, ou monitorar e controlar a obrigatoriedade do uso de álcool, máscaras e protocolos de segurança.
Por essa razão, usando das mesmas cautelas da suspensão das festas de Réveillon em Manaus e considerando todo um conjunto de alertas sanitários, ficam os órgãos municipais orientados para todas as providências no sentido desta suspensão.