Da Redação |
A Prefeitura de Manaus, por meio da Semseg (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus), identificou e afastou guardas municipais que aparecem em uma cena de agressão, intimidação e ameaça contra um homem algemado em um prédio abandonado no Centro de Manaus.
O episódio, registrado em vídeo, mostra um servidor agredindo o homem sem justificativa aparente, enquanto outros colegas presentes não intervieram para impedir a ação.
De acordo com a Semseg, as imagens “não refletem os princípios e a missão da Guarda Municipal”, cujo dever é “proteger, acolher e servir a população”.
A pasta destacou que os agentes envolvidos foram imediatamente afastados de suas funções, tiveram seus armamentos recolhidos e agora responderão a um processo investigativo conduzido pela Corregedoria da Guarda Municipal.
Além das sanções administrativas, o caso foi encaminhado à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para apuração criminal.
Em nota, a administração municipal afirmou que não tolera desvios de conduta e que todas as medidas serão tomadas para punir os responsáveis.
“A Prefeitura de Manaus reitera que não tolera desvios de conduta e repudia qualquer prática de violência ou abuso por parte de seus agentes. Todos os esforços serão envidados para que condutas incompatíveis com o serviço público sejam exemplarmente tratadas e punidas”, diz trecho da nota.