MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), convocou a imprensa na manhã desta quinta-feira (22), no complexo viário Professora Isabel Victória, no Manôa, para informar que há erros de execução da obra e que por isso chamou as empresas responsáveis para assinar um acordo para que realizem as correções necessárias.
Segundo David Almeida, as empresas abandonaram a obra antes da conclusão das correções.
Os problemas foram identificados ainda em janeiro, logo após a inauguração feita às pressas pelo então prefeito Arthur Neto (PSDB). Ajustes, então, foram solicitados, mas, segundo David, realizados em apenas um dos lados da pista, no leste, sentido bairro-Centro. Isso foi verificado na última terça-feira (20) quando a prefeitura abriu o viaduto e, após constatar a permanência do problema na pista oeste, teve que fechar novamente.
Para liberar o tráfego de forma segura, disse David, será necessário diminuir a inclinação de 12% para o limite tolerável de 9% no lado oeste da rampa.
Fotos: divulgação
David disse consórcio mudou as especificações técnicas para entregar a obra do jeito que está hoje, entre outras coisas, reduzindo a velocidade máxima de 50 km/h para 40 km/h. “Está aqui o documento que ele assinou e não cumpriu”, disse David, citando representante da empresa J Nasser, que lidera o consórcio ao lado da Construtora Soma.
Da forma como ficou, há dificuldade na passagem de ônibus e outros veículos pesados pelo viaduto. Eles “arrastam” a parte de baixo na pista, por conta da inclinação.
O prefeito disse que, caso as empresas não concluam os reparos, a prefeitura tomará as medidas cabíveis para resolver a questão.
O acordo que David pretende que as empresas assinem deve envolver o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que já apontou falhas estruturais na obra, e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
‘Inauguração apressada’
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta (DEM), disparou críticas ao ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), de que foi vice, embora não tenha citado o tucano nominalmente. “(…) as empresas responsáveis pela construção do complexo serão notificadas pela prefeitura por terem abandonado a obra sem cumprirem o compromisso, assumido em ata, de adequar a pista do viaduto para garantir segurança e qualidade aos usuários. Ninguém aguenta mais a novela que a entrega desta obra se tornou, causada por uma inauguração apressada e irresponsável feita pelo ex-prefeito”, declarou.