MANAUS – O prefeito de Coari, Adail José Figueiredo Pinheiro, determinou toque de recolher na cidade, de 20h às 6h, durante o período de enfrentamento à Covid-19. A medida foi publicada em decreto na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado do Amazonas, com data de terça-feira (28).
O decreto estabeleceu como sanções administrativas para quem descumprir a medida a doação de cestas básicas às famílias afetadas pelo coronavírus e/ou a prestação de serviços diretamente relacionados ao enfrentamento da pandemia.
Só não ficarão proibidos de circular nas ruas da cidade, nas 10 horas do toque de recolher, os munícipes que comprovarem a necessidade ou urgência de acesso ou prestação de serviços essenciais.
Adail Filho, como é conhecido o prefeito, se manifestou nas redes sociais defendendo a medida. Ele ressaltou que desde os primeiros casos de Covid-19 no Amazonas a prefeitura estabeleu medidas preventivas e decretou situação de urgência em saúde pública no município.
“Infelizmente as medidas não foram atendidas voluntariamente pela população, o que nos induz à necessidade de imposição de sanções, com o objetivo de conter a proliferação do vírus, a fim de manter a nossa população protegida. Reforçamos mais uma vez a importância de ficar em casa”, escreveu.
Até esta terça-feira, Coari registrava 58 casos confirmados e quatro óbitos pela doença, conforme boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
O município é o terceiro a decretar toque de recolher no Amazonas. O primeiro foi Parintins, seguido de Manacapuru, líder de casos no interior. Já a capital, que concentra 66,8% dos casos, não adotou a medida.
Confira abaixo o decreto e a publicação de Adail Filho:
+Comentadas 1