Da Redação |
A praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, vai fechar para o banho a partir das 14h desta sexta-feira (30).
O acesso a água vai voltar a ser liberado ao público apenas a partir das 8h de domingo (1º de janeiro).
A medida preventiva faz parte das ações de segurança da Prefeitura de Manaus para a realização do “Réveillon Sustentável Manaus, Floresta Viva 2023”.
O fechamento foi realizado em outros anos, dando maior segurança para quem vai ao local acompanhar a chegada do ano novo. No sábado, 31, não será permitido o banho no rio durante os eventos programados para a virada.
Normas e segurança
A interdição vai contar com o reforço de barreiras com pontos de entrada e saída, guardas do município, da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).
Baias serão instaladas para evitar a entrada de frequentadores com garrafas de bebidas, por exemplo, assim como barracas para armar na praia e guardas-chuvas.
Quem for curtir o réveillon de Manaus na Ponta Negra deverá ficar atento às normas de segurança que são adotadas durante a realização de grandes eventos.
A medida será adotada em cumprimento à Portaria da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que regula a realização de Grandes Eventos no Estado (nº 001/2015).
A entrada no evento é gratuita em todos os locais da festa e menores de 12 anos só poderão participar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Todas as entradas do evento irão contar com equipes de segurança que farão a identificação e controle.
Estão proibidas de adentrar nos eventos as pessoas com objetos que, de alguma forma, ameacem o público presente no evento, como armas de fogo, armas de arremesso, armas brancas e materiais cortantes ou perfurantes.
Também não será permitida a entrada de guarda-chuvas com hastes metálicas, tubos de bandeiras, tubos em aerossol (como desodorantes), seringas, entre outros.
Não será permitida a entrada de garrafas ou quaisquer objetos de vidro. Só será liberada a entrada de garrafas pet em quantidade para uso pessoal. Os objetos proibidos serão retidos na entrada sem devolução.
A proibição da entrada de objetos no perímetro da festa segue a regulamentação da Portaria Conjunta nº 011/2015, a portaria de grandes eventos. O Corpo Integrado de Segurança Pública irá proibir a entrada dos materiais que constam na publicação ou quaisquer objetos que ameacem a integridade física de quem for curtir a virada.
Veja a lista de objetos proibidos
Armas de fogo; armas de arremesso; armas brancas; armas destinadas a projetar substâncias tóxicas, asfixiantes e corrosivas; materiais contundentes ou perfuro-contundentes, cortantes ou perfurantes; guarda-chuvas com hastes metálicas; tubos de bandeiras em material contundente; substâncias ou engenhos explosivos ou pirotécnicos; tubos em aerossol contendo quaisquer substâncias; garrafas, copos, pratos, e quaisquer outros materiais de vidro e alumínio; dardos; martelos; seringas; extintores; capacetes; quaisquer materiais que venham ameaçar a segurança do público presente.