MANAUS – A praia da Ponta Negra, localizada na zona Oeste de Manaus, foi interditada para banho por 90 dias a partir desta segunda-feira, 2. O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em entrevista à imprensa, na manhã desta segunda-feira, 2
A interdição ocorre em razão da severa estiagem e do nível da água ficar próximo ao limite de segurança. Em entrevista, David afirmou que a interdição ainda pode sofrer prorrogação.
“(…) existem buracos em função do aterramento e a praia é artificial. Com a cota d’água até 16 metros temos aí uma delimitação de até 30 metros de segurança para o banho. Abaixo de 16 metros, essa cota diminui o nível para 15 metros de segurança. (…) Vivemos na maior bacia hidrográfica do mundo e estamos vendo a mortandade, que antes eram pequenos peixes, agora vemos vários botos mortos e o desbarrancamento em Beruri. Isso nos traz uma reflexão”, disse David.
Entre as medidas adotadas foram feitas análises, vistorias e medição da praia com os bombeiros. Placas de aviso serão instaladas na praia e o trecho de areia seguirá tendo seu uso livre para os frequentadores, para atividades esportivas e de entretenimento, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.
A interdição do uso da praia pode ocorrer sempre que os laudos e/ou relatórios comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas.