MANAUS – O presidente estadual do PSB, Marcelo Serafim (PSB), descartou a possibilidade do ex-deputado federal Francisco Praciano (PT) ser o candidato a vice-governador na chapa de David Almeida (PSB) ao Governo do Estado, com a condição de incluir o PCdoB, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), na coligação.
O político ressalta que o impedimento é mais pelas condições legais do que pelas diferenças políticas entre os partidos.
“Olha só, nós soubemos dessa possibilidade, no entanto, a indicação formal do PT foi do Dr. Jorge Guimarães, que é o nome com o qual trabalhamos. Há uma hipótese dele dizendo que ele poderia ser o (candidato) a vice, se a Vanessa (Grazziotin) fosse a (candidata a) senadora. Como nós não trabalhamos com essa hipótese, pois entendemos que do ponto de vista jurídico e legal o prazo para qualquer coligação se encerrou no dia 5 (de agosto), essa possibilidade do ponto de vista legal não existe”, disse Marcelo Serafim.
Durante esta quinta-feira (9) correu a informação de que Praciano propôs ao grupo aceitar o convite de ser candidato a vice-governador na chapa de David com o objetivo de garantir à senadora Vanessa um palanque à reeleição. Apesar de ter o apoio da Direção Nacional do PT, Vanessa não foi aceita na aliança PT-PSB no Amazonas.
“Você pode fazer a troca de vice, agora não há possibilidade de você incluir um partido dentro da coligação. Se o Praciano colocou essa de que poderia ser o vice desde que incluísse a Vanessa na coligação, como essa possibilidade não existe, do ponto de vista jurídico, nós não podemos trabalhar com a hipótese de troca de vice. Essa é uma decisão interna do PT, tomada de forma democrática, e que o PSB respeita e acata”, declarou o presidente estadual do PSB.
PT e PSB entregaram as atas de suas convenções para a Justiça Federal sem um nome para a segunda vaga ao Senado e sem o PCdoB entre os partidos coligado. O prazo para incluir ou excluir partidos encerro no dia 5.
Leia abaixo a entrevista do presidente estadual do PSB, Marcelo Serafim, à reportagem do ESTADO POLÍTICO:
O PSB está conversando com o ex-deputado Francisco Praciano em um possível retorno dele para a chapa do David Almeida como vice?
Olha só, nós soubemos dessa possibilidade, no entanto, a indicação formal do PT foi do Dr. Jorge Guimarães, que é o nome com o qual trabalhamos. O nome que vai ser nomeado para registro é o do Jorge Guimarães. Não há nenhuma mudança.
Mas o PSB ficou sabendo dessa possibilidade pelo Praciano? Ele procurou o partido para tratar disso?
Há uma hipótese dele dizendo que ele poderia ser o (candidato a) vice, se a Vanessa (Grazziotin) fosse a (candidata à) senadora. Como nós não trabalhamos com essa hipótese, pois entendemos que do ponto de vista jurídico e legal o prazo para qualquer coligação se encerrou no dia 5, essa possibilidade do ponto de vista legal não existe. Então, se do ponto de vista legal não existe, do ponto de vista prático ela não deve nem ser trabalhada. Nesse contexto não há hipótese, então o nome que se trabalha é o nome do Dr. Jorge, que é o nome indicado pelo PT dentro da Executiva.
Não há então uma possibilidade de fazer uma troca de vice?
Não. Você pode fazer a troca de vice, agora não há possibilidade de você incluir um partido dentro da coligação. Se o Praciano colocou essa de que poderia ser o vice desde que incluísse a Vanessa na coligação, como essa possibilidade não existe, do ponto de vista jurídico, nós não podemos trabalhar com a hipótese de troca de vice. Essa é uma decisão interna do PT, tomada de forma democrática, e que o PSB respeita e acata. O nome do Dr. Jorge é um nome que soma, que contribui, é um excelente quadro do Partido dos Trabalhadores e que nós nos agradamos muito.
Veja como PSB e PT registraram sua coligação e candidaturas:
+Comentadas 1