Por Lúcio Pinheiro |
O senador Omar Aziz (PSD) declarou nesta sexta-feira (17), em evento na Prefeitura de Manaus, que são os políticos, que em busca de votos incentivam invasões e moradia em áreas de risco, os responsáveis por tragédias como a do último domingo (12), na capital do Amazonas, em que 8 pessoas morreram em decorrência de um deslizamento de terra.
“Agora mesmo, na semana passada, na madrugada de domingo para segunda, vidas se perderam, é culpa do prefeito? É culpa de todos nós. E nós, governador, prefeito, secretários, vereadores, deputados, que muitas vezes incentivam essas pessoas a morar [em áreas de risco] por causa de um voto, dois votos, nós temos que acabar com isso”, disse o senador durante a posse do vice-prefeito Marcos Rotta (Progressistas) como chefe da Casa Civil da Prefeitura.
Na presença de David Almeida (Avante), Omar disse que o prefeito não pode ser responsabilizado por problemas que são “crônicos” em Manaus. E deu como exemplo a falta de uma política efetiva de moradias populares.
“O prefeito David dar certo é ótimo para todos nós. Eu torço muito que o David consiga resolver os problemas que nós temos que são crônicos, não são da administração dele […]. Tenho certeza, David, que você vai construir muitas casas, é um compromisso do presidente Lula em fazer com que ele nos ajude neste compromisso. Mas nós não podemos permitir, nós temos que cuidar da nossa cidade, e eu falo isso como alguém que já foi secretário de obras, vice-prefeito, secretário de segurança, governador. Apesar de ter sido governador e ter construído em 4 anos 40 mil casas e ter dado para o povo, hoje temos um déficit de 100 mil casas em Manaus”, afirmou Omar.
David renova promessa de construir 5 mil casas; déficit é de 100 mil (estadopolitico.com.br): Políticos são culpados por mortes em áreas de risco, diz Omar: ‘É culpa de todos nós’Omar já foi vereador e vice-prefeito de Manaus, deputado estadual, governador e vice-governador no Amazonas. Atualmente está no segundo mandato de senador.
Avanço de favelas em Manaus
Estudo divulgado em novembro de 2021 aponta que 45% da área urbanizada no Amazonas é composta por favelas.
O dado consta no estudo elaborado pelo projeto MapBiomas (iniciativa multi-institucional que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia).
O estudo revela um dado preocupante em Manaus. Nos últimos 35 anos, o crescimento de área urbana da capital do Amazonas ocupada por favelas foi de 48%.
O crescimento de áreas informais em Manaus só ficou atrás de Belém (51%). Outra capital que se destaca nesse ponde é Salvador, com 42%.
O levantamento é baseado em imagens de satélite, reunidas entre os anos de 1985 e 2020.
Ocupação da área urbana de Manaus por favelas cresceu 48% em 35 anos (estadopolitico.com.br): Políticos são culpados por mortes em áreas de risco, diz Omar: ‘É culpa de todos nós’