MANAUS – A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a Polícia Militar do Amazonas estão fiscalizando o cumprimento do decreto estadual que determina o funcionamento de bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos da capital, como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
A operação iniciou na noite deste sábado (21). O decreto que determina o fechamento dos estabelecimentos foi anunciado no início da tarde pelo governador Wilson Lima, em um vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo a SSP-AM, os comandantes das 30 Companhia Interativas Comunitárias (Cicom’s) da PM estão coordenando os trabalhos em todos os bairros de Manaus, cada um deles é responsável pelo cumprimento da portaria na área de sua respectiva responsabilidade.
O secretário de Segurança, Louismar Bonates, e o comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, estão comandando as ações e também acompanham as equipes nas ruas.
O objetivo da ação é conscientizar os empresários da necessidade de se proteger nesse momento para inibir a proliferação do vírus.
No ato da fiscalização, está sendo entregue uma cópia do decreto assinado pelo governador.
A primeira região a ser fiscalizada foi a Praça do Caranguejo, no Eldorado, onde há diversos bares. Na área, todos os bares estavam fechados.
De lá, a equipe que tem Bonates e Norte seguiram para o Centro, na região da rua Lobo D’Almada.
Conforme a SSP-AM, denúncias sobre empreendimentos enquadrados no decreto que estejam funcionando devem ser feitas ao telefone 190. A ligação é gratuita.