Da Redação |
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) apreendeu 936 quilos do mineral vivianita em pedras, na última quarta-feira (29), dentro de uma embarcação, no rio Negro, nas proximidades do município de Barcelos ( a 399 quilômetros de Manaus).
Segundo a política, todos o material estava escondido dentro de sacos camuflados entre latas para reciclagem
Durante a inspeção, os policiais militares detectaram objetos suspeitos dentro dos sacos de lona preenchidos com as latas amassadas.
A polícia solicitou à tripulação que abrisse um dos sacos para verificação. Após a abertura, os policiais constataram a presença de pedras de vivianita.
O tipo de mineral foi comprovado pela perícia realizada pela equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). O minério é considerado raro e de alto valor comercial.
Todos os sacos com as mesmas características foram abertos, dentro dos quais foram apreendidos ao todo 936 quilos do mineral. Toda a apreensão foi avaliada pelo Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em R$ 1.872.000,00.
Procedimento
Todo o mineral apreendido foi encaminhado para a equipe da Polícia Civil (PC-AM), onde o comandante da embarcação foi responsabilizado. As investigações seguirão em curso para identificar os responsáveis pela extração.
Outra apreensão
No final do mês de abril (dia 28), cerca de 20 kg do mesmo mineral, vivianita, foram apreendidos pelas equipes da Base Arpão 2. O mineral estava escondido dentro de caixas de papelão.
FOTOS: Divulgação/SSP-AM