Da Redação |
O Governo do Amazonas estendeu o poder de fiscalização ambiental a órgãos de segurança pública. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (2).
Para o Estado, a medida pode ajudar a ampliar o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais.
A medida foi instituída em decreto assinado pelo governador Wilson Lima nesta quinta. O governo também decretou nesta quinta Situação de Emergência Ambiental no Sul do Amazonas e na Região Metropolitana de Manaus.
Pelo novo decreto, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) poderá firmar convênio junto ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental, ao Corpo de Bombeiros Militar e à Polícia Civil do Amazonas, para que as instituições exerçam, também, as prerrogativas de fiscalização ambiental.
“Nós estamos entrando em um período muito delicado que é o período de estiagem, o verão amazônico. Há um aumento muito grande de pressão sobre as florestas naquela região do Sul do Amazonas, que é a que mais nos preocupa. Desde que eu assumi o governo temos trabalhado para dar condições ao Ipaam e aos órgãos de segurança para que possam atuar de forma firme contra a criminalidade praticada ao meio ambiente”, disse Wilson Lima.