MANAUS – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) divulgou um vídeo no Twitter dizendo que vai votar a favor do veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei do orçamento impositivo, matéria que tem colocado o Executivo em rota de colisão com o Legislativo.
No vídeo, Plínio fala que seu posicionamento é direcionado a informações de que ele seria um dos senadores indecisos com relação ao assunto. O senador amazonense diz discordar de algumas medidas de Bolsonaro, mas nessa ele estaria com o presidente.
“Nunca estive indeciso. Sou contra esse orçamento impositivo, sim, essa quantia enorme. Acho que não pode manietar o presidente […], embora discorde de muita coisa que ele faz. Mas nessa questão vou acompanhar o veto do presidente. Por nem um minuto estive indeciso. O Amazonas não merece representante indeciso”, diz Plínio no vídeo.
Senadores e deputados podem votar na próxima terça-feira (3) o veto parcial do presidente Jair Bolsonaro (VET 52/2019) a um projeto de lei aprovado pelo Congresso que inclui o chamado orçamento impositivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A sessão está marcada para as 14h.
Em dezembro, Bolsonaro sancionou a Lei 13.957, de 2019, com mudanças na LDO. Mas o presidente barrou o dispositivo que dava prazo de 90 dias para o Poder Executivo executar as emendas ao Orçamento sugeridas pelos parlamentares. Com o veto, o Palácio do Planalto recupera a prerrogativa de decidir o destino de R$ 30 bilhões em 2020.
Fonte: Agência Senado e Redação