MANAUS – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) avalia que, se concretizado, o plano do Governo de Jair Bolsonaro de reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia de informática vai prejudicar não apenas as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus, mas também toda indústria nacional.
“Na ZFM há redução no pagamento do imposto de importação quando destinados à industrialização de bens de informática e telecomunicações. Reduzir a alíquota do Imposto sobre Importação para o produto acabado é desestimular a produção nacional. Se essa medida for concretizada será extremamente prejudicial à ZFM, mas também à indústria nacional”, disse Plínio.
No domingo, Bolsonaro, em publicação no twitter, declarou o Ministério da Economia estuda a redução “para estimular a competitividade e inovação tecnológica”. Questionado como avalia a atuação da Suframa diante dos constantes ataques do Governo Federal ao modelo Zona Franca, Plínio disse se sentir “um tanto quanto isolado”.