MANAUS – Aliado de Amazonino Mendes (Podemos) na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) conseguiu obrigar por força de lei o governador Wilson Lima (PSC) a colocar nas placas de obras o nome do ex-governador.
Publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 17 de junho, a lei se aplica no caso de obras iniciadas em um governo e inaugurada em outro. No caso concreto, a partir de agora, obra terminada por Wilson, mas que tenha sido iniciada na gestão de Amazonino, deve conter o nome do ex-governador.
Na justificativa do projeto de lei, Dermilson defendeu que “no Brasil é comum os Gestores realizarem cerimônia de inauguração de obras públicas, incluindo placa e corte de fita inaugural. É praxe, também, constar a indicação dos nomes das autoridades de ocasião em placas que comemoram e marcam a inauguração de prédios e obras públicas, porém omitindo o nome dos Administradores anteriores, precursores da obra”.
Sem alteração, a Lei º 5.505 foi promulgada por Wilson.
Amazonino foi governador “tampão” de 2017 a 2018, após a cassação de José Melo. O ex-governador tentou a reeleição, mas acabou sendo derrotado por Wilson.