MANAUS – Afastado do prefeito Arthur Neto (PSDB) nas eleições deste ano, o PHS, do presidente da CMM (Câmara Municipal de Manaus) Wilker Barreto, fez as pazes com o tucano. Como prova de que retorna em sua integralidade à base, irá votar 100% no candidato abençoado pelo prefeito para presidente da Casa, Joelson Silva, que pertence ao mesmo partido do chefe do Poder Executivo.
O apoio foi discutido entre alguns membros do PHS com o prefeito nesta terça-feira (27). Neste ano, a Câmara Municipal antecipou, por meio do Projeto de Emenda à Loman nº 005/2018, de autoria da Mesa Diretora, a eleição para à presidência da Casa do dia 26 dezembro para o próximo dia 3 de dezembro. A posse do novo presidente ocorre no dia 1º de janeiro de 2019.
O PHS possui hoje a maior bancada na Casa Legislativa, com sete vereadores. São eles: Wilker, Marcel Alexandre, Professora Jacqueline, Professor Samuel, Felipe Souza , Dr. Ewerton Wanderley e Rosinaldo Bual. Em negociação estão os nomes de dois membros da legenda para integrar algum dos nove lugares restantes na composição da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal.
De acordo com informações de bastidores, o nome do vereador Samuel já é dado como certo para compor a próxima Mesa.
Ao ESTADO POLÍTICO, Wilker Barreto informou que liberou os vereadores da sigla para votarem em quem preferirem. Até o momento, só há a candidatura de Joelson.
Na eleição deste ano o PHS e o PSDB não subiram no mesmo palanque. Wilker apoiou a candidatura à reeleição de Amazonino Mendes ao governo, enquanto Arthur apoiou a de Omar Aziz.