MANAUS – Pesquisa realizada pelo Instituto Pontual e divulgada pelo site O Poder nesta sexta-feira (9), que marca o início da campanha no rádio e televisão, indica que, se a eleição fosse hoje, Amazonino Mendes (Podemos) iria para o segundo turno com David Almeida (Avante).
Conforme a sondagem estimulada, apresentando todos os 11 candidatos, Amazonino tem 32,8% das intenções e David, alcança 14,5%.
Na sequência, muitos próximos uns dos outros, mais ainda distantes da segunda colocação, vêm Capitão Alberto Neto (Republicanos), com 6,7%, Zé Ricardo (PT), com 5,9%, e Alfredo Nascimento (PL), que marca 5,4%.
Ricardo Nicolau (PSD) atingiu 2,9%. Coronel Menezes (Patriota) registrou 2,8%. E Chico Preto (DC), 1,7%.
Romero Reis (Novo), Marcelo Amil (PCdoB) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não passaram de 1%.
Brancos e nulos foram as resposta de 16% dos entrevistados. O porcentual de indecisos chegou a 10,1%.
Rejeição
A pesquisa também testou a rejeição. Nesse quesito, Alfredo Nascimento foi o mais citado, com 25,4%. Amazonino vem na sequência, com 16,3% de rejeição dos eleitores entrevistados.
Romero Reis e Marcelo Amil têm as menores rejeições, 1% e 1,6% respectivamente.
Os que não souberam responder totalizaram 16,2% e os que rejeitam a todos os 11 candidatos do pleito somaram 14,5%.
Segundo turno
Na simulação de um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados, a pesquisa indica que Amazonino venceria com 45,8% dos votos, contra 29,5%.
Nesse caso, o número de indecisos cai para 5,4%. Os votos brancos e nulos chegariam a 19,3%.
Saiba mais
A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 9 deste mês e ouviu 1066 eleitores em todas as zonas de Manaus. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-06844/2020. A estatística resposável foi Alice de Nascimento Assis.
A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos.