MANAUS – Pesquisa DMP/Tiradentes publicada nesta segunda-feira (28), a primeira divulgada depois do início da campanha, mantém o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) na liderança nas intenções de votos para a Prefeitura de Manaus, tanto na espontânea quanto na estimulada. Por outro lado, Amazonino também lidera na rejeição entre os 11 candidatos.
A pesquisa também revela que 81,2% dos eleitores ainda não sabem em quem votar ou não têm candidato definido. O índice aparece na espontânea, quando o entrevistador pergunta “Se a eleição para a Prefeitura de Manaus fosse hoje, em quem você votaria?”, sem mencionar os nomes dos candidatos.
Espontânea
Além dos 81,2% de eleitores da espontânea que não souberam responder ou que ainda não têm candidato, 7,8% responderam o nome de Amazonino. Na sequência vêm David Almeida (Avante), com 5,4%; Zé Ricardo (PT), com 1,4%; e Ricardo Nicolau (PSD), com 1,1%.
Abaixo de 1% aparecem: Coronel Menezes (Patriotas) e Capitão Alberto Neto (Republicanos), ambos com 0,7%; Alfredo Nascimento (PL), com 0,6%; Chico Preto (DC), com 0,3%; e Romero Reis (Novo), com 0,1%.
Mesmo tendo declinado da candidatura a prefeito e virado vice de Alberto Neto, Orsine Júnior (PMN) foi citado por 0,1% dos entrevistados. Responderam “não” 0,3% e “nenhum”, 0,1%.
Estimulada
Quando são apresentados os 11 candidatos a prefeito, Amazonino aparece com 33% das intenções, seguido de David, que marca 18%, e Zé Ricardo, que pontua 6%.
Ricardo Nicolau, Capitão Alberto Neto e Alfredo Nascimento vêm na sequência, cada um com 5%. Coronel Menezes alcança 4% e Chico Preto faz 2%.
Com menos de 1%, aparecem Marcelo Amil (PCdoB), com 0,5%; Romero Reis (Novo), com 0,4%; e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,1%.
Dos entrevistados, 5% não souberam responder e 16% não votariam em nenhum dos candidatos ou votariam em branco ou nulo.
Rejeição
Quando perguntados em quem não votariam “de jeito nenhum” entre os 11 candidatos, os eleitores entrevistados responderam em sua maioria, respectivamente, Amazonino (23%), Alfredo Nascimento (19%), David Almeida (8%), Zé Ricardo (5%), Chico Preto (4%) e Capitão Alberto Neto (3%).
Gilberto Vasconcelos e Coronel Menezes marcaram, cada um, 2% de rejeição. Marcelo Amil e Romero Reis fizeram 1%.
Onze por cento dos entrevistados não souberam dizer e 19% disseram “nenhum deles, nulo ou branco”.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Amazonino venceria todos os cinco candidatos testados.
Em uma simulação de segundo turno entre os dois líderes, Amazonino e David, o primeiro venceria com 40% contra 35% do vice-líder. Em votos válidos, seriam 54% de Amazonino contra 46% de David. Seriam 20% de brancos e nulos.
Numa simulação contra Zé Ricardo, Amazonino venceria com 44% dos votos totais (ou 64% dos válidos) e o petista faria 25%, ou 36% dos válidos, com 25% de brancos e nulos.
Contra Alfredo Nascimento, Amazonino faria 46%, sendo 71% dos votos válidos. O candidato do PL marcaria 19% dos votos totais, chegando a 19% dos válidos. Seriam 28% de brancos e nulos.
A pesquisa simulou ainda um segundo turno entre Amazonino e Coronel Menezes. Nesse caso, Amazonino ficaria com 47% da votação total (72% dos válidos) enquanto Menezes registraria 18% (28% dos válidos). Brancos e nulos somariam 27%.
Numa eventual disputa contra Ricardo Nicolau, Amazonino marcaria 47% contra 27% de Nicolau, o que representa 64% e 36% dos votos válidos, respectivamente. Os brancos e nulos totalizariam 20%.
Sobre a pesquisa
Foram entrevistados 1.003 eleitores, entre os dias 22 e 25 deste mês. A margem de erro da pesquisa, registrada na Justiça eleitoral sob o número AM-01820/2020, é de 3 pontos, para mais ou para menos, e o índice de confiabilidade é de 95%.
+Comentadas 1