MANAUS – Pesquisa da empresa DMP/Rede Tiradentes divulgada na manhã desta quarta-feira (1), mostra o governador Amazonino Mendes (PDT) liderando a intenção de votos na eleição para o Governo do Amazonas, com 24,1%. E que a briga pela segunda vaga do segundo turno está sendo disputada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado David Almeida (PSB), o jornalista Wilson Lima (PSC) e o senador Omar Aziz.
O trio, segundo o estudo, está empatado tecnicamente: David com 18,2% dos votos; Wilson Lima com 16,1% e Omar Aziz com 15,5%. Estatisticamente, a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.
A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), sob o número AM-03330/2018, foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho na capital e no interior do estado, onde foram entrevistados 1.533 eleitores.
Em quinto lugar, na pesquisa, aparece o candidato ao governo pelo PSOL – Nindberg Barbosa, com 1,8% dos votos.
Brancos e nulos superam Wilson e Omar
Ainda na pesquisa estimulada, os eleitores que afirmam não votar em nenhum dos pré-candidatos ao governo ou que podem votar branco ou nulo, representam 18,1% dos votos, superando a intenção de votos de Wilson Lima e Omar Aziz.
O estudo revela ainda que 6,1% da intenção de votos não sabem dizer em quem vão votar na eleição para o Governo do Amazonas.
Segundo Turno
A empresa DMP/Rede Tiradentes mostra na pesquisa, que num eventual segundo turno, o governador Amazonino Mendes se reelege seja disputando com David Almeida, Wilson Lima ou Omar Aziz.
Contra David, Amazonino aparece no segundo turno, com 33,68% dos votos, e o deputado com 31,91%. Brancos ou nulos representam 30,86%.
Se for enfrentar Wilson Lima, Amazonino teria, segundo a pesquisa, 35,92% dos votos. O apresentador aparece com 33,09%. E votos brancos e nulos seriam de 27,43%.
Na batalha pelo comando do governo estadual, Omar teria no segundo turno 28,49% e Amazonino o venceria com 33,49%. A dupla, neste cenário, seria superada por brancos e nulos, que representariam 34,34%.
Senado
Se as eleições fossem hoje, Rebecca Garcia (PP) e Eduardo Braga (MDB) seriam os dois eleitos para as duas vagas em disputada ao Senado pelo Amazonas este ano.
Rebecca foi anunciada durante a convenção partidária do PDT no sábado (29), como pré-candidata a vice-governadora na chapa de Amazonino Mendes à reeleição.
Mas pela pesquisa da DMP/Rede Tiradentes, na disputa pelo Senado, Rebecca possui 32% da intenção de votos e Eduardo Braga tem 27%. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que busca à reeleição, aparece em terceiro lugar, com 19% da intenção de votos.
O quarto nome mais lembrado pelo eleitor é o de Alfredo Nascimento (PR), que aparece com 16% da intenção de votos.
Além desses quatro nomes, outros cinco políticos foram lembrados na disputada pelo Senado. São eles: Pauderney Avelino (DEM), com 12% da intenção de votos; Praciano (PT) com 11% dos votos; Luiz Castro (REDE) com 10%; Chico Preto (PMN) com 9%; delegado federal Wesley Aguiar (PDT) com 4%.
Na intenção de votos para o Senado, votos Brancos ou Nulos representam quase a metade da intenção de votos – 45%. Eleitores que não sabem dizer em quem vão votar chegam a 14%.