Da Redação |
O cenário para a disputa ao cargo de governador do Amazonas em 2026 apresenta um empate técnico entre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o senador Omar Aziz (PSD), ambos com 28% das intenções de voto. Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 9, na pesquisa do instituto Real Time.
A Pesquisa ouviu somente eleitores de Manaus.
Professora Maria do Carmo (Novo) aparece como terceira via, com 16% das intenções de voto.
Votos brancos ou nulos somam 15%, e eleitores indecisos representam 13%, o que indica que o cenário ainda pode se modificar.

David Almeida demonstra força entre homens (38%), eleitores mais jovens (33% entre 16-24 anos) e evangélicos (41% entre pentecostais e 29% entre protestantes), além de eleitores com ensino fundamental (40%) e ocupados (32%). Ele também lidera amplamente entre os que aprovam a atual gestão municipal.
Omar Aziz tem melhor desempenho entre mulheres (28%), eleitores mais velhos (34% entre 60+ anos), eleitores com ensino médio e superior (23% a 32%), católicos (32%), neopentecostais (29%) e ateus/não religiosos (49%), além de desempregados (36%). Ele se consolida como o principal nome da oposição, recebendo apoio significativo entre os que criticam a gestão municipal.
Maria do Carmo tem maior presença entre o eleitorado feminino (21%), na faixa etária de 35 a 44 anos (26%), entre os mais escolarizados (24%), agnósticos (34%) e eleitores de outras religiões (30%). Ela também possui maior presença entre os segmentos críticos da gestão municipal.
Realizada entre os dias 2 e 5 de abril de 2025, em Manaus, onde se concentram aproximadamente 60% dos votos válidos do Estado, a pesquisa foi realizada pelo RealTime1.
Promessas
Em 27 de fevereiro, o prefeito David Almeidab afirmou que irá apoiar Omar Aziz nas eleições de 2026.
Omar figura como pré-candidato ao governo do Amazonas.
“Aqueles que estão plantando discórdia vão quebrar a cara, porque eu, Eduardo (Braga) e Omar (Aziz) vamos estar juntos ano que vem. Já firmamos esse compromisso, eles sabem disso”, disse David em evento acompanhado de Omar Aziz.
“Não adianta querer antecipar cenários, querer antecipar decisões, porque eu já sentei na casa do Omar, já conversei, já acertei e já está resolvido. Com o Eduardo Braga também já está resolvido. Essas intrigas que estão querendo criar, não vão prosperar”, completou David na ocasião.
Na mesma ocasião, Omar reforçou sua aliança com David e fez críticas a quem tenta plantar “intrigas”.
“E aí eu peço para vocês, pessoal, não adianta fazer intriga entre eu e o David que não vai colar. Não cola. Vou ajudar o David porque eu estou ajudando Manaus. Tem que acabar com esse negócio: ‘Olha, Omar, cuidado’, ‘Olha, David!’. Não tem conversa aqui. É transparência 100%”, disse Omar na ocasião.
Omar se classificou como experiente e rejeitou qualquer tentativa de desestabilização. “Eu sou um homem vivido. Já passei por tudo na vida. Ninguém vai me ensinar a fazer política e entender a política. Ninguém”, declarou o político.