MANAUS – Pesquisa da empresa Action divulgada na noite deste domingo (15), mostra o governador Amazonino Mendes (PDT) em primeiro lugar na intenção de votos, com 34,3%, seguido do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado David Almeida (PSB), que possui 19,6% dos votos.
O estudo, registrado no TRE-AM sob o Nº AM-08474/2018 no dia 09 deste mês, foi realizado entre os dias 05 e 11 de julho em 21 municípios do estado do Amazonas e possui uma amostra de mais de 2 mil pessoas ouvidas. Estatisticamente, o erro amostral para um nível de confiança de 95%, é pouco mais de 2% para mais ou menos.
Ainda na pesquisa estimulada para governador aparecem, atrás de Amazonino e David, o apresentador Wilson Lima (PSC) com 17,9%; o senador Omar Aziz (PSD), com 11,6% e Júnior Brasil, da REDE, com 2,5%. Nesta semana, Júnior Brasil declarou ter desistido de ser candidato ao cargo de governador do Estado.
Na pesquisa espontânea, de acordo com a Action, não sabem ou estão indecisos representam a parcela de 57,5% dos votos. Mesmo assim, o governador que figura como pré-candidato à reeleição também aparece em primeiro lugar, com 14,7% da intenção de votos, seguido por David Almeida, com 9%. Em terceiro lugar aparece Wilson Lima, com 5,8%.
Neste cenário, os eleitores que pretendem votar branco ou nulo – 4,3%, superam o percentual de intenção de votos de Omar Aziz, que aparece com 2,8%. Em quinto lugar, aparece o senador Eduardo Braga (MDB), com 2,5% dos votos. Atrás do quinto colocado, o eleitor amazonense lembrou de outros oito nomes. São eles: Junior Brasil (0,6%); Rebecca Garcia (PP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), com 0,5%; Marcelo Ramos (PR), com 0,4%; Marcos Rotta (PSDB), Alfredo Nascimento (PR), José Ricardo (PT) e Luiz Castro, empatados com 0,2% dos votos.
No interior
No cenário de intenção de votos na capital com a pesquisa estimulada, em primeiro lugar aparece Amazonino Mendes com 30,4%, seguido do apresentador Wilson Lima – 27,6%. Em terceiro lugar surge David Almeida com 15,6%; brancos e nulos representam 10,2%. Omar Aziz novamente aparece atrás, com 8,8% da intenção dos votos.
No interior, Amazonino aparece com desempenho melhor que na capital, 39,1% dos votos e David Almeida recupera o segundo lugar com 24,4% dos votos. Em terceiro lugar vem Omar Aziz, com 15,1% dos votos. Wilson Lima perde no interior para brancos e nulos, que representam 7,3% dos votos, contra 5,9% do apresentador. / J.A.
Na noite deste domingo, o diretor presidente da Action, Afrânio Soares, divulgou a pesquisa com a seguinte explicação:
A Action realizou sua primeira pesquisa registrada para governador e senador eleições 2018. Do ponto de vista local, são os cargos em disputa majoritária mais importantes.
Os candidatos só serão confirmados após as convenções partidárias serem realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto, portanto, as simulações são baseadas nas pré-candidaturas lançadas e em combinações razoáveis considerando as possíveis coligações axserem firmadas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 11 de julho em 21 municípios do estado do Amazonas e possui uma amostra de mais de 2 mil pessoas ouvidas. Estatisticamente, o erro amostral para um nível de confiança de 95%, é pouco mais de 2% para mais ou menos. Este nível de confiança significa que a cada 100 vezes em que a pesquisa for feita no mesmo público, em 95 os resultados estarão dentro da margem de erro amostral.
Os resultados são apresentados em gráficos e tabelas e comparados entre capital e interior. Também são apresentados os perfis para intenção é rejeição de voto. A rejeição foi feita com uma pergunta com múltipla respostas, com base na lógica, pois apesar de só se poder votar em um candidato, a governador pois nesta eleição se votará duas vezes para senador, não há limites para não querer votar. Ou seja, pode-se não desejar votar em mais de um candidato.
A pesquisa foi registrada no TRE-AM e seu número de registro consta em todas as páginas. A Action realizou a pesquisa com seus próprios recursos e este investimento é parte de um programa de comunicação social da empresa.
Agradecemos o respeito que recebemos desde nossa fundação, a 22 anos, o qual procuramos retribuir desta forma.Atenciosamente,
AFRÂNIO SOARES
DIRETOR PRESIDENTE