Da Redação |
Na semana que iniciou a campanha, pesquisa da empresa Perspectiva, divulgada neste sábado (17), atualizou o cenário de disputa entre os 7 candidatos a prefeito de Manaus.
Segundo a consulta, se a eleição fosse hoje, 34,9% dos entrevistados responderam que votariam no atual prefeito, David Almeida, do Avante.
O candidato mais lembrado pelo eleitorado de Manaus depois de David é Amom Mandel: 23,1% dos eleitores disseram que votariam nele.
Se a eleição fosse hoje, a perspectiva aponta que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (UB), teria a terceira maior votação, com 13,5%.
O candidato do PL, Capitão Alberto Neto, foi o quarto mais citado pelo eleitor, com 10% das intenções de voto.
Marcelo Ramos, do PT, tem 6,3% das intenções de voto, seguido por Wilker Barreto (Mobiliza), com 1,4%, e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,7%.
De acordo com a pesquisa, 6,5% do eleitorado ainda não sabe em quem votar ou não quis responder. Enquanto 3,6% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto se a eleição fosse hoje.
Segundo turno
A perspectiva também trabalhou com cenários de segundo turno. Em uma eventual disputa entre David e Amom, a pesquisa aponta que o prefeito seria reeleito com 50,5% dos votos, contra 37,4% do adversário.
O atual prefeito também venceria Capitão Alberto Neto em um cenário de segundo turno: 58% a 26,9%. O mesmo aconteceria se o adversário de David fosse Roberto Cidade: 56,8% a 28,7%.
A vitória de David em um segundo turno seria mais tranquila se o adversário fosse Marcelo Ramos. O prefeito teria 62,5% dos votos contra 18,6% do petista.
Rejeição
Segundo a Perspectiva, o candidato a prefeito mais rejeitado pelo eleitorado seria Marcelo Ramos.
De acordo com a consulta, 14,4% dos eleitores responderam que não votariam no candidato do PT de jeito nenhum.
Gilberto Vasconcelos tem a segunda maior rejeição (13,6%), seguido de Capitão Alberto Neto (9,7%).
Entre os 7 candidatos, Amom tem a 4ª maior rejeição (8%). Wilker Barreto tem 6,2%.
Roberto Cidade e David Almeida são os candidatos menos rejeitados pelo eleitor: 5,1% e 5%, respectivamente.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-02331/2024. Foram consultadas de forma presencial 923 eleitores.
A margem de erro média das estimativas foi de 2,34%. E a maior margem de erro observada foi de 4,5 pontos percentuais.