MANAUS – A dois dias para o primeiro turno da eleição para a Prefeitura de Manaus, a 9ª pesquisa Perspectiva aponta que David Almeida (Avante) diminuiu a distância que tinha entre o líder das intenções de voto, Amazonino Mendes (Podemos), e deixou a zona de empate técnico com Zé Ricardo (PT) e Ricardo Nicolau (PSD).
Amazonino permanece na dianteira, com uma ligeira queda de 1,8% em relação à sondagem anterior, divulgada no último dia 10. Ele tinha 32% e agora em 30,2%.
Desde a última pesquisa, David viu a vantagem de Amazonino cair de 13,2% para 10%. Ele agora marca 20,2% e abre uma vantagem de 6,4% contra Zé Ricardo e de 6,6% contra Nicolau. Considerando a margem erro de 3,1%, para mais ou para menos, ele está à frente de ambos os candidatos.
O levamento também mostra que o candidato petista ultrapassou numericamente o representante do PSD. Zé Ricardo agora tem 13,8% e Nicolau, 13,6%. Portanto, empatados tecnicamente.
Candidato de Jair Bolsonaro (sem partido), Coronel Menezes (Patriota) teve o maior crescimento proporcional, subindo de 6% para 7,6%, e atingiu o quinto lugar, na frente do agora sexto colocado, Capitão Alberto Neto (7,5%).
Alfredo Nascimento (PL) continua em sétimo, com 4% (-0,6%), seguido por Romero Reis (Novo), com 1,7% (-0,2%); Chico Preto (DC), com 1% (-0,5%); Marcelo Amil (PCdoB), com 0,3% (-0,3%), e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,1%.
Reprodução
Reprodução
Em texto explicativo sobre a pesquisa no seu site, a Perspectiva afirma que “a 48 horas do dia 15 de novembro, ainda não é possível se cravar que serão Amazonino Mendes e David Almeida os adversários no dia 29, levando-se em consideração que, na história eleitoral da capital amazonense, a reta final pode apresentar migrações de votos que alterariam esse resultado”.
A Perspectiva informou que no domingo (15), dia da votação, irá realizar a sua tradicional pesquisa de boca de urna para saber quem irá ao 2º turno.
Saiba mais
A pesquisa foi executada com recursos próprios da Perspectiva e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-03597/2020. Foram realizadas 1.000 entrevistas na cidade de Manaus, entre 10 e 12 de novembro.
A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.