MANAUS – O relator do processo em que o TRE-AM analisa se o governador Wilson Lima (PSC) comprou voto nas eleições de 2018, Abraham Peixoto Campos Filho, informou em um despacho publicado nesta quarta-feira (24), que a Polícia Federal concluiu a perícia no celular do ex-prefeito de Nhamundá, Mário Paulain.
“A Coligação Representante, por sua vez, requer ‘o encaminhamento de novo ofício ao Departamento de Polícia Federal, para que informe em que se encontra e a data prevista para encerramento da perícia, sobretudo em obséquio ao disposto no art. 97-A da Lei n. 9.504/97, que prevê o prazo de um ano para o encerramento dos feitos eleitorais dos quais possa resultar perda de mandato eletivo, como é o caso dos autos’. Contudo, a perícia já foi concluída e conclusa a este relator em autos físicos (RE nº 0103/2018-4 SR/PF/AM), nos quais despachei à Secretaria Judiciária para digitalização e juntada ao presente PJe”, escreveu o juiz.
Paulain foi preso no primeiro turno das eleições portando dinheiro em espécie e material de campanha de candidatos, entre eles Wilson Lima. Na ocasião, o celular do ex-prefeito foi apreendido, e desde então a Justiça Eleitoral aguardava a conclusão da perícia do aparelho por parte da Polícia Federal.
Com a conclusão da perícia, a expectativa é que o processo caminhe mais rápido.