MANAUS – A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, chamou de traidores os cinco deputados federais da bancada amazonene que votaram favoravelmente à PEC dos Precatórios que atrapalhará o pagamento do direito de professores a precatórios do Fundef, dívidas do governo federal com os trabalhadores já reconhecidas pelo STF.
Os precatórios do Fundef serão pagos de forma integral em 2022. Se a PEC for aprovada, haverá um parcelamento e não há garantias de que serão totalmente pagos nos próximos anos. O Governo Bolsonaro quer usar o recurso para bancar o Auxílio Brasil.
Em vídeo nas redes sociais, nesta quinta-feira (4), Ana Cristina diz os deputados votaram contra os trabalhadores da educação. “São inimigos dos trabalhadores. É preciso que nós estejamos todos os dias mostrando a cara dessas pessoas que não respeitam e não a nosso favor, mas estão a favor de um governo que lesa os trabalhadores e as famílias brasileiras”, declarou.
A PEC foi aprovada em primeiro turno por 312 votos a 144.
Da bancada amazonense, votaram de forma favorável ao projeto os deputados Átila Lins (PP), Bosco Saraiva (SDD), Capitão Alberto Neto (PRB), Delegado Pablo (PSL) e Silas Câmara (PRB). Deram votos contrários os deputados Zé Ricardo (PT), Sidney Leite (PSD) e Marcelo Ramos (PL), que é primeiro vice-presidente da Câmara.