Da Redação |
O Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas, na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, identificou nas últimas 24 horas 25 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas das redes estadual e municipal de ensino.
Segundo o governo, os alunos, todos menores, são autores das ameaças propagadas na internet, tendo como possíveis alvos escolas localizadas nas zonas norte, leste, centro-sul, oeste e centro-oeste de Manaus.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foi registrado boletim de ocorrência (BO) e instaurados procedimentos. Os alunos menores de 12 foram encaminhados ao Conselho Tutelar.
De acordo com o delegado da Polícia Civil e membro do Nise, Denis Pinho, foram gerados 10 procedimentos e os envolvidos responderão pelo ato infracional de terrorismo.
“Essa ação foi coordenada pelo Nise e resultou, em menos de 24h, na identificação de 18 adolescentes envolvidos em atos infracionais de ameaças a escolas. A ação contou com a participação das polícias Militar e Civil, que identificaram perfis falsos utilizados por esses adolescentes para realizar ameaças, supostamente, de ataques às escolas. Todos os adolescentes serão enquadrados no ato infracional de terrorismo”, afirmou o delegado.
A secretária de Educação, Kuka Chaves, destacou a ação integrada entre os órgãos que resultou nos resultados positivos em 24h e reiterou a importância de se evitar a propagação das notícias falsas.
“Nós estamos trabalhando com toda a rede, inclusive com as polícias Civil e Militar, de uma forma ostensiva. Todas as forças de segurança do Estado e órgãos competentes estão trabalhando, dia e noite, para resguardar e assegurar as nossas escolas, tanto da rede estadual, municipal e particular, na capital e no interior. Nesse momento, o que fica, mais do que nunca, é um apelo para que as ‘fakes news’ não sejam propagadas nas redes, porque atrapalha o trabalho que estamos fazendo. Este é um trabalho educativo e de monitoramento”, destacou a secretária.
Denúncias
O delegado Denis Pinho ressaltou a importância do canal de denúncias do Nise e a participação fundamental da população. Os casos já identificados pela inteligência foram a partir de denúncias feitas a esta linha direta.
As denúncias podem ser feitas por telefone e whatsapp pelo número (92) 99414-0480 e via e-mail: [email protected]. O canal garante a preservação do sigilo das informações do denunciante. As denúncias também podem ser feitas pelo 190 e 181.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Seduc e Divulgação SSP/AM