MANAUS – A confirmação da pré-candidatura de Coronel Menezes (Patriota) ao Senado indica a possibilidade de que o bolsonarista integre a chapa que lançará Wilson Lima (PSC) candidato à reeleição no governo. A dupla faria o palanque oficial da candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (sem partido) à reeleição.
Menezes é o articulador informal de Bolsonaro no Amazonas, que esteve em Manaus nesta quarta-feira (27) e reuniu com o aliado e Wilson, dando sinais de sintonia do grupo.
As digitais de Menezes no governo Wilson podem ser verificadas em postos-chave da gestão:
- – Seu irmão Jerry Menezes virou subcomandante da Polícia Militar.
- – Responsável pela área de Saúde no plano de governo da campanha de 2020 de Menezes, o médico Anoar Samad foi nomeado secretário da SES-AM.
- – O deputado Felipe Souza, correligionário de Menezes no Patriota, foi escolhido como o novo líder de Wilson na Assembleia Legislativa.
A simpatia que Bolsonaro tem por Wilson também é outro fator que deve ser levado em conta nesse cálculo eleitoral (o presidente já disse que o chefe do Executivo no Amazonas é seu governador preferido), assim como as inúmeras demonstrações de lealdade do governador ao presidente – ele nunca atacou ou responsabilizou Bolsonaro por problemas relativos à pandemia, por exemplo, nem esteve ao lado de governadores na defesa da democracia quando Bolsonaro ameaçou dar um golpe.
Também deve ser considerado que o indiciamento de Wilson pela CPI da Pandemia elimina as tentativas de associar a imagem do governador à do senador Omar Aziz (PSD), presidente da CPI e adversário de Menezes da disputa pela cadeira no Senado.
Saiba mais
A confirmação da pré-candidatura de Menezes ao Senado aconteceu nesta quarta-feira (27) na 1ª Consagração Pública de Pastores do Estado do Amazonas, ocorrida no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a presença de Jair Bolsonaro e Wilson Lima, além do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Na ocasião, ao receber o apoio de lideranças evangélicas, Menezes disse que será uma satisfação disputar a única vaga para Senado pelo Amazonas. “Sempre digo que para mudar é preciso ter coragem e as pessoas estão entendendo a nossa mensagem, por isso coloco meu nome à disposição da sociedade. A população do nosso Estado merece muito mais. Precisamos aproveitar nossas riquezas e fazer o Amazonas ser reconhecido nacionalmente. Vamos contar com o apoio integral do presidente Bolsonaro para fazer do Amazonas um estado prospero para a sua gente”, declarou.
Alfredo Menezes foi coronel do Exército. Compadre de Bolsonaro, ele foi ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) e concorreu à Prefeitura de Manaus, em 2020,
Em 2018, coordenou a campanha de Jair Bolsonaro para presidente no Amazonas e Roraima.
Ele chegou, inclusive, a ser cotado para disputar o governo, o que inviabilizaria a aliança com Wilson Lima.