Da Redação |
Pesquisa do Instituto Paraná, publicada nesta terça-feira (14), mostra que se o primeiro turno da eleição para a Prefeitura de Manaus fosse hoje, o atual prefeito, David Almeida (Avante), largaria na frente com 38,5% dos votos. Em segundo lugar estaria o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 23,3%.
O Instituto Paraná ouviu, presencialmente, 815 eleitores em Manaus, entre os dias 9 a 12 de novembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.
Neste cenário de pesquisa estimulada, quando são apresentados para o eleitor os nomes de eventuais candidatos, o instituto mediu o potencial de votos de nomes como Coronel Menezes, Arthur Neto, Roberto Cidade (UB) e Anne Moura (PT).
Veja abaixo o desempenho dos nomes consultados, no cenário 1 da pesquisa estimulada:
No cenário 2 da pesquisa estimulada, David mantém a ponta, com 39,5% das intenções de voto. Amom pontua com 24,3%.
Neste cenário, o instituto consultou a intenção de voto do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL). E excluiu o nome de Coronel Menezes (Veja abaixo).
Cenário espontâneo
Quando a pergunta sobre o voto para prefeito é feita sem apresentar nenhum nome de candidato, 69,1% dos eleitores consultados informaram que não sabem ainda em quem vão votar.
Nesse cenário, David foi citado por 13,6% dos eleitores; Amom por 5,2%. Veja abaixo os outros nomes lembrados pelos entrevistados.
Rejeição
De acordo com o instituto de pesquisa, se o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (sem partido), fosse candidato, seria o mais rejeitado do pleito, com 35,7% dos eleitores respondendo que não votariam nele de jeito nenhum.
Arthur foi o prefeito que antecedeu David Almeida. Nos últimos meses, o político se mantém ativo nas redes sociais, tratando de temas nacionais, com foco em críticas à gestão do governo federal.
Segundo o instituto Paraná, David tem o terceiro maior percentual de rejeição (17,9%). Seu principal oponente nas pesquisas até aqui, Amom, tem o menor: 10,6%.
Leia a íntegra da pesquisa: