Da Redação |
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), disse que foi surpreendido pelos dois novos decretos de Jair Bolsonaro (PL), publicados na quinta-feira (28) à noite, que enfraquecem a Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Nós fomos surpreendidos, porque não tínhamos informação de que esse decreto fosse ser publicado ontem (quinta-feira)”, disse Wilson em entrevista à TV Amazonas nesta sexta-feira (29).
Um dia antes de decidir retirar todo o incentivo fiscal do polo de concentrados de refrigerante e de ampliar a redução tributária de produtos da ZFM produzidos em outras regiões Bolsonaro recebeu Wilson em seu gabinete, onde prometeu não enfraquecer a indústria amazonense.
Wilson ainda vê Bolsonaro como um aliado. Na entrevista dessa sexta-feira, o governador jogou apenas nas costas do ministro Paulo Guedes (Economia) a responsabilidade pelos golpes à ZFM.
O discurso de Wilson é o de que Bolsonaro estaria assinando esses decretos sem entender as consequências para o Amazonas.
“Acredito na boa intenção do presidente Jair Bolsonaro (…), agora ele está sendo assessorado muito mal pela equipe econômica. Em 2019, quando o Paulo Guedes assumiu o ministério de Economia, ele já se declarou contrário à Zona Franca de Manaus, e todos os movimentos que ele faz é para acabar com o polo de desenvolvimento do Amazonas”, disse Wilson.
O governador disse que a única alternativa que lhe resta no momento é ingressar no STF contra os dois decretos.
Ta certo o Presidente, pra não tirar o Polo daqui do AMAZONAS. Manaus 💪💪💪💪💪💪💪💪