MANAUS – O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) classificou como erro a decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, de criar o Conselho da Amazônia excluindo a participação de governadores da região.
“Convenhamos que é um erro do governo federal fazer um Conselho da Amazônia sem incluir dos governadores da Amazônia. Gostemos ou não deles, mas eles foram eleitos. Ou tem alguém que acha isso certo?”, escreveu Serafim em publicação nas redes sociais.
O decreto de criação do Conselho foi assinado por Bolsonaro nesta terça-feira, 11. O Conselho será chefiado pelo vice-presidente Hamilton Mourão.
De acordo com o decreto assinado pelo presidente, o conselho será integrado pelo vice-presidente Hamilton Mourão e por 14 ministros.
A composição anterior do conselho, estipulada em um decreto de 1995, incluía os governadores da Amazônia Legal. No decreto assinado por Bolsonaro, os governadores não integram o conselho.
Mourão afirmou à imprensa que os governadores serão consultados para estabelecer as prioridades para a região mesmo sem compor o conselho.
“O conselho tem a função de integrar e coordenar as políticas em nível federal. Os governadores serão consultados para que estabeleçam suas prioridades”, declarou.