MANAUS – Em razão da explosão de casos da Covid-19 na capital, o serviço SOS Funeral, da Prefeitura de Manaus, passou a funcionar 24 horas.
Segundo a prefeitura, os corpos de vítimas que falecem durante a noite ou madrugada estão sendo levados por equipes do serviço e mantidos em câmaras frigoríficas até a abertura do cemitério para o sepultamento, pela manhã.
A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pelo SOS Funeral, também tomou outras medidas para ampliar a capacidade de atendimento do serviço, voltado à População carente da cidade.
A quantidade de veículos que atende o serviço subiu de cinco carros para dez, sendo cinco vans e cinco kombis, com capacidade total para transportar até 30 caixões simultaneamente. A secretaria também recebeu da prefeitura mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e macacões, para os servidores que estão atuando na linha de frente de remoção dos corpos.
“Também estamos humanizando nosso atendimento, disponibilizando mais uma equipe psicossocial para acompanhar as famílias no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, além da equipe que já fica disponível na sede do SOS Funeral”, informou a titular da Semasc, Jane Mara Moraes.
Até as 14h desta quinta-feira (14), dia do colapso na rede de saúde por falta de oxigênio, o SOS Funeral já havia feito a remoção de 17 corpos, dos quais oito deles tiveram a Covid-19 como declaração de causa da morte.
Saiba mais
O serviço SOS Funeral oferece gratuitamente cortejo, remoção, translado fúnebre, doação de urna funerária, isenção da taxa do sepultamento e o atendimento psicossocial às famílias no perfil de vulnerabilidade social e econômica, que não podem arcar com os custos, nos casos de mortes ocorridas em qualquer circunstância no município de Manaus.
O serviço funciona 24 horas, todos os dias. Os números de atendimento são o 0800 280 8087, 3215-2649 e o 3631-9983.